Postado por

Gisele Luana Starosky – Médica Veterinária
03/07/2018 10:00


Dicas para seu gato beber mais água

Se você tem um gato, provavelmente já reparou que esses animais não costumam ingerir muita água, por isso é muito importante sempre estar incentivando esse consumo. A água é fundamental para todos os seres vivos, e sua ingestão está extremamente ligada a questões fundamentais para um bom funcionamento do organismo. A falta de ingestão de água pode levar a possíveis desidratações, ou até mesmo alguma outra alteração mais séria no organismo, como as alterações renais, por exemplo.

A quantidade de água que um gato precisa ingerir durante o dia varia de acordo com sua dieta e peso. Gatos alimentados apenas com dietas secas (rações) necessitam de um maior volume hídrico, pois estas possuem apenas algo em torno de 10% de água e são mais calóricas, diferente de dietas úmidas que apresentam em média 80% de água e uma quantidade menor de calorias, sendo essa última indicada pelo menos uma vez ao dia quando o animal não é acostumado com uma ingestão de água adequada.

Abaixo estão algumas dicas a fim de aumentar o consumo de água pelos gatos:

Vasilhas distribuídas por diversos lugares da casa

Os potinhos de água espalhados por onde o animal costuma circular tornam mais fácil o acesso, o animal acaba sempre estando perto das vasilhas, e desta forma, consequentemente aumentando o consumo de água. Só evite deixar o pote em locais onde tem muito sol, a fim de evitar com que a mesma esquente.

Fontes com água corrente

Se o seu gato não é acostumado a ingerir água de forma frequente, outra dica para um melhor estímulo é a aquisição de fontes com água corrente. Normalmente os gatos preferem uma água corrente do que as paradas nos potinhos, além do mais, as fontes atuam na oxigenação da água, deixando-a sempre fresquinha. Porém, antes de trocar todos os potinhos de água da casa por uma fonte, é necessário o animal já estar habituado, pois se for retirado todos os potes de forma imediata e o gato não for acostumado pode acabar prejudicando ainda mais a ingestão hídrica. 

Água distante da comida

É interessante não deixar os potes de ração próximos aos potes de água, pois devido a natureza do animal, ele costuma associar a comida perto da água com contaminação e deste modo, preferem beber água longe do local onde se alimentam.

Trocar a água da vasilha várias vezes ao longo do dia

Gatos são animais que gostam de ingerir água sempre fresquinha, então em vez de só repor a água do pote, é preferível trocar diversas vezes durante o passar das horas.

Vasilha com a borda larga e de diferentes materiais

Gatos são animais que possuem muita sensibilidade nas vibrissas (bigode) e preferem vasilhas de água largas, a fim de evitar encostar os bigodes no potinho. Além do mais, potes com materiais em inox e porcelana são os melhores, deixam a água mais fresca e atrativa para os gatos.

Cubos de gelo na água

Os cubos de gelo são ótimos atrativos, despertam o interesse dos gatos principalmente em dias quentes pois acabam por deixar a água da vasilha mais fresca.

A quantidade certa de ingestão de água pelos gatos não deve ser observada apenas no verão, no inverno também é importante ficarmos atentos, o cuidado quanto à hidratação dos gatos é uma das melhores maneiras de serem evitadas possíveis complicações.


Mais matérias

Navegue pelos nossos conteúdos exclusivos.

Blog

Cuidados necessários para cães e gatos no outono/inverno

POR , Gisele Luana Starosky – Médica Veterinária 05/07/2018 10:00 No inverno a atenção com a saúde dos cães e gatos deve ser maior, uma vez que durante essa época do ano estes animais ficam mais propensos a
Blog

Como conciliar sua vida pessoal com seu negócio empreendedor

POR , Equipe Fórmula Animal 18/06/2018 15:00 O dia corre a 100 km/h e nesse pouco tempo você se multiplica para cumprir tantos compromissos. Chegar em casa, aproveitar para relaxar, desfrutar
Blog

Ansiedade: como melhorar a saúde do seu pet

POR , Gisele Luana Starosky – Médica Veterinária 17/06/2018 10:00 Você certamente já ouviu falar em ansiedade. Mas você sabia que o seu cãozinho também pode sofrer desse problema? Os principais sinais podem ser
Blog

Copa do Mundo e fogos de artifício: dicas para acalmar os cães e gatos

POR , Gisele Luana Starosky – Médica Veterinária 15/06/2018 14:00 Em épocas festivas, é comum muitas pessoas celebrarem com fogos de artifício e rojões, sendo uma comemoração tradicional por todo o país. A Copa